“Com o adiamento ou cancelamento de eventos previstos para o primeiro semestre, a HMS Sports redesenhou a sua estratégia e a adaptação para os eventos virtuais torna-se inevitável. Esta será a nossa primeira corrida virtual, desafiando os atletas a correrem ou caminharem 10 km ou 5 km no segundo fim-de-semana de junho. Este ano, não podemos estar juntos no Rossio, para celebrar a décima edição da prova, mas queremos reunir os nossos atletas virtualmente”, explica Hugo Sousa, diretor-geral da HMS Sports.
Pela primeira vez, a Associação Mutualista Montepio associa-se ao evento e assume a categoria de naming sponsor. Fará uma doação em bens alimentares à Rede de Emergência Alimentar: entregará 5€ por cada um dos 1500 atletas que se inscrevam na Associação Montepio Corrida de Santo António.
No ano em que celebra 180 anos, a Associação Mutualista Montepio assegurará, ainda, uma oferta aos 180 atletas que comprovem a participação nesta iniciativa e decidam integrar a Associação.
“A junção do desporto à solidariedade é algo que define todas as iniciativas realizadas pela Associação Mutualista Montepio na esfera desportiva, com especial enfoque na Corrida e Caminhada. Este ano, na celebração dos 180 anos da Associação Montepio, marcamos presença forte na Corrida de Santo António com uma iniciativa materializada na oferta de 5€ em bens alimentares por cada inscrição realizada na prova (limitada aos primeiros 1500 participantes). Esta oferta de bens alimentares será entregue à Rede de Emergência Alimentar e tem por objetivo apoiar a resposta às necessidades de quem, também em resultado da pandemia, se encontra em situação de carência, nomeadamente alimentar”, revela Rita Pinho Branco, diretora de Comunicação e Marketing da Associação Montepio.
Por sua vez, Lidl Portugal, parceiro oficial do evento, incrementará a já referida ajuda com um donativo adicional, em bens, à Rede de Emergência Alimentar, no valor de 5€, por cada atleta que conclua o desafio e envie o registo da atividade para a organização do evento, até 15 de junho (até 500 registos válidos).
Filipa Appleton, diretora de Marketing do Lidl Portugal, afirma: “A par do nosso compromisso de promoção do desporto e de estilos de vida saudáveis e sustentáveis, o Lidl tem também reforçado os seus valores de proximidade e partilha de valor com a sociedade, sob o mote “ajudar quem mais precisa”. A propósito do atual contexto de pandemia, estabelecemos uma parceria com a Federação Portuguesa de Bancos Alimentares que permitiu já, através da Rede de Emergência Alimentar, distribuir cerca de 130 toneladas de bens alimentares de norte a sul do país. Mais recentemente, unimo-nos por mais um ano à campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome, com uma ajuda extraordinária: por cada vale adquirido pelo cliente nas lojas Lidl, oferecemos outro, duplicando a sua ajuda. A Corrida de Santo António, mostra-se agora como mais uma oportunidade de ajudar quem mais precisa. Por cada atleta que corra ou caminhe 5 km ou 10 km e envie o comprovativo da sua atividade para a organização, doaremos bens no valor de 5€ à Rede de Emergência Alimentar, até um máximo de 500 registos válidos. Acreditamos que juntos somos capazes de ultrapassar os desafios e assim beneficiar a sociedade em que nos inserimos”.
Juntos na solidariedade
A Associação Montepio Corrida de Santo António propõe uma corrida ou caminhada de 10 km ou 5 km, nos dias 13 e 14 de junho. A inscrição é gratuita e deve ser realizada no sítio oficial do evento: corridadesantoantonio.com. Pelos primeiros 1.500 inscritos na iniciativa, a Associação Mutualista Montepio fará um donativo de 5€ por atleta, traduzidos em géneros alimentares a entregar à Rede de Emergência Alimentar.
No fim-de-semana em que se celebra o Santo António, o atleta deverá cumprir a distância (5 km ou 10 km) que se sentir mais confortável, a correr ou a caminhar, no horário que pretender e num percurso definido por si, respeitando as normas da Direção-Geral da Saúde. Cada atleta é responsável pela cronometragem da sua prova, sendo necessária a utilização de um dispositivo com GPS.
Após a realização do desafio, o atleta deverá enviar o registo da atividade para a organização, através do e-mail info@corridadesantoantonio.com, até às 23h59 de 15 de junho, com a indicação do nome e número de dorsal, juntamente com o comprovativo da atividade, em que seja visível a data da realização, a distância cumprida e o tempo efetuado.
Por cada atleta que cumpra o desafio e envie o registo da atividade, até 15 de junho, o Lidl fará um donativo de 5€ à Rede de Emergência Alimentar (até 500 registos válidos).
A Associação Mutualista Montepio, por sua vez, premiará os primeiros 180 atletas, não associados, que enviarem o registo de atividade. O prémio será comunicado oportunamente.
A HMS Sports e os parceiros desta iniciativa – Associação Mutualista Montepio, Câmara Municipal de Lisboa, Lidl, Vitalis, Hyundai, Holmes Place, Rádio Comercial e Running Magazine desafiam os atletas a correr ou a caminhar a 13 e 14 de junho. Ainda que virtualmente, estaremos juntos!